quarta-feira, novembro 30, 2005



No seguimento de uma das reuniões da Comissão Executiva do Departamento de História, surgiu um convite/desafio, no sentido dos alunos da licenciatura promoverem um evento académico durante o próximo semestre.
Após conversar com alguns dos colegas, sugiro que o tema geral seja "A micro-história", sendo que dentro deste conceito abrangente, poderemos apresentar trabalhos feitos durante a licenciatura. Os mesmos devem versar sobre biografias, estudos monograficos ou estudos de instituições. Desde já se aceitam candidaturas e outras sugestões.
Afim de eliminar questões técnicas pensamos convidar alguns docentes com estudos trabalhos relevantes dentro das temáticas propostas para presidirem oficialmente às sessões.
Desde já também solicitamos ideias para as muito desejadas publicações dos trabalhos apresentados.
Seria óptimo se participassem alunos de outras faculdades. O repto está lançado...

8 comentários:

Anónimo disse...

Já enviei um mail aos colegas a divulgar esta notícia. Parece-me muito bem. vamos a isso ! Mãos à obra ! Podem contar comigo

GONÇALO

Anónimo disse...

Acho a ideia muito boa e perfeitamente viável. Também já falei com o Luís e propus-lhe que isto assumisse a condição de II Encontro Nacional de Estudantes de História, no seguimento do que se realizou em Coimbra neste ano mas com um carácter diferente, dando a voz aos estudantes. Agora, uma questão: para quando é que estão a pensar fazer isso? A mim parece-me complicado fazer isto antes de Junho, mas não sei. Outra coisa, Luís. Acho bem o tema que escolheste "micro-história" porque dá para colocarmos todos os nossos trabalhos microscópicos aí dentro. Mas, por favor, esse não pode ser o título oficial, há que disfarçá-lo com uma expressão mais apelativa. Só não sei ainda qual, mas vou pensar.
Não há nenhuma referência à Semana de Estudos Medievais neste blog. Como é possível? Andas a dormir, blogger?

Anónimo disse...

A Joana tirou-me as palavras do teclado... Pouco mais tenho a dizer.

A realização de um II Encontro de Estudantes de História creio que seria o ideal. Mas seria ainda melhor se conseguissemos criar condições para que discentes de outras Universidades pudessem participar.

A organização terá de assegurar alojamento barato (temos a Pousada da Juventude, que implica deslocações; perto é complicado...); podemos tentar arranjar algum apoio para custear estas despesas. Temos de assegurar que todas as almas cliológicas têm direito a um prato de sopa e algo mais para forrar o estômago: senhas de cantina para todo o pessoal. Ou aqueles livrinhos de desconto do McDonald's.

Bem, o que temos de fazer é criar uma ilusão. Tem de parecer bom, vantajoso. Tem de parecer algo que me apeteça participar. É essa a ideia.

Despois, temos de arranjar um título bom. Bem bom. E a par do título, seria interessnte convidar alguns professores que "gerissem" a mesa de discussão.

Mais ideias aparecerão no futuro. Eu faço o site!!! E o logotipo do ano passado será eternamente enterrado nas mais profundas entranhas do Inferno. (Já estou a divagar...).

O que eu quero mesmo dizer é que apoio no que for preciso porque eu amo-te Luís.
E é por te amar, que fiquei triste por verificar que o teu blogue falhou completamente ao não dedicar uma única linha à V SEM. Estou triste. O meu coração bombeia jorradas de lágrimas sanguinolentas, impregnadas de tristeza e agonia. Porquê, Luís? Porquê? É este o destino que merecemos? É este o blogue que tu queres?

Ouve lá, sabias que o Cortinthians já é campeão? O Rodrigo deve estar contente!

Mais uma coisa: temos de fazer canetas, bandeiras, broches, desdobráveis e cartazes e t-shirts. Tudo coisas giras.

Até logo...

Alves dos Reis disse...

Caros colegas, agradeço a todos a vossa participação. Como disse todas as sugestões são bem vindas.
Peço desculpa por não ter colocado nada sobre a V SEM, mas isto deve-se ao facto de andar um pouco apertado de tempo...
Não é que sirva de desculpa, mas também não coloquei nada sobre, a Academia da Marinha, nem sobre o curso que está a decorrer no Solar dos Condes de Resende, nem ...
Enfim...

Anónimo disse...

Acho que é uma optima ideia. É uma grande oportunidade para começarmos a fazer umas comunicações sobre os trabalhos que desenvolvemos ao longo do curso, em vez de os deixarmos a ganhar pó nas prateleiras lá de casa. Além disso, como diz o Amaral, "Todo o saber deve ser divulgado" e o saber que nós construimos nos nossos pequenos trabalhos também merecem essa divulgação.
quanto ao titulo eu era capaz de concordar com o II encontro de estudantes de História (mas para ser nacional tinhamos que convidar alunos de outras faculdades do país não é?)

Anónimo disse...

Uma bom tema de trabalho seria Micro-Professores do Departamento: qual deles o mais incompetente!

Alves dos Reis disse...

Sem comentários.

Anónimo disse...

De facto sem comentários. A maioria dos docentes deviam ser colocados em Beirute, Bagdad, Cabul, Universidades prestigiadas a nível mundial!