quarta-feira, junho 13, 2007

CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória

Ninguém segura a FLUP. Aqui está uma mega-iniciativa, que vem de encontro aos desafios que estamos a viver hoje em dia. Parabéns aos responsáveis pela sua criação.

Foi criado na FLUP o CITCEM - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO TRANSDISCIPLINAR CULTURA, ESPAÇO e MEMÓRIA / TRANSDISCIPLINARY RESEARCH CENTRE CULTURE, SPACE, MEMORY, tendo sido já obtida aprovação pela FCT como Unidade de I&D. Subjacente a este processo está a discussão promovida abertamente na FLUP, da qual resultou o projecto de extinção do Instituto de História Moderna e do Núcleo de Estudos Literários e a adesão de vários outros investigadores. A nova unidade tem agora de submeter-se, como todas as outras, ao processo de avaliação da FCT, partindo dos seus quatro grupos iniciais de investigação: 1) Literature and Processes of Cultural Memory 2) Memory and the Construction of Identities 3) Intercultural Relations and International Cooperation 4) Space and Heritage Além destes grupos ou linhas de investigação, outros poderão surgir, desde que sustentados por grupos coerentes de investigadores. Atingido o primeiro objectivo, que era o de criar uma unidade no interior da FLUP que pudesse concentrar recursos e, numa lógica de valorização da Instituição, promover a simbiose entre investigação e pós-graduação, contribuindo para aumentar a coesão interna e a qualificação científica da FLUP, importa agora avançar para a 2ª fase, a constituição das equipas de investigação. Desta forma, convidam-se todos os investigadores internos ou exteriores à FLUP que sintam afinidades com o quadro traçado a aderirem à nova unidade. Para isso, devem enviar a um dos seguintes endereços

gasparmp@sapo.pt
asilva@letras.up.pt
jgreenfi@letras.up.pt
iamorim@letras.up.pt
msaraiva@letras.up.pt
jfalves@letras.up.pt

o nome e a respectiva chave-pública de registo na FCT, indicando ainda o grupo no qual pretendem inserir-se. Importa ainda que, se for caso disso, actualizem o seu CV no site da FCT, bem como comuniquem ao responsável pela unidade em que estejam eventualmente inseridos o seu desejo de exclusão, para que este proceda à respectiva anulação do seu nome como investigador em http://www.fct.mctes.pt/avaliacaounidades Depois da inserção da chave-pública no registo da nova unidade, cada investigador inserido receberá um email da FCT, questionando a sua concordância com a integração na nova unidade, ao qual terão de responder em conformidade.

Sem comentários: