quinta-feira, junho 23, 2005

Mesa Redonda sobre Bolonha - 22.06.2005

Na sequência da ausência generalizada dos alunos da licenciatura de História, na mesa redonda realizada na "nossa casa" em 22.06.2005, vimos por este meio colocar à disposição de eventuais interessados, a comunicação do nosso representante naquele dia. Esperamos que a temática em questão possa ser enriquecida com os vossos contríbutos.

O Licenciado em História : um condenado à docência ?

Falar de empregabilidade na área da História poderá parecer ousado ou, até, utópico, sobretudo numa atmosfera cultural marcada pela imagem mental do licenciado em História a desempenhar, quase exclusivamente, funções docentes. No entanto, não partilhamos desta ideia profusamente disseminada na nossa comunidade e acreditamos demasiado nas capacidades do licenciado em História – quando aplicado e dedicado ao seu curso – para lhe atribuir papel tão restritivo no panorama profissional português.
O nosso objectivo fundamental é o de sensibilizar todos os agentes universitários e a sociedade em geral, para o imenso manancial de possibilidades de trabalho e de investigação que a História abre em seu redor e cuja exploração – num país com o passado riquíssimo como o nosso – pode ser um factor de animação cultural do país e uma boa solução para combater a tão apregoada crise. Mais adiante propomos um plano de prioridades para o desenvolvimento da consciência histórica na vida cultural e no tecido empresarial português, que consideramos ser praticável, caso haja investimento público, mas, sobretudo, privado.

As competências do licenciado

Como é sabido, as competências tradicionalmente ligadas ao licenciado em História prendem-se, segundo a Reforma Curricular de 2001 do Ministério da Educação, com três domínios distintos :
- domínio da informação / utilização de fontes históricas
- compreensão histórica (nomeadamente temporalidade e espacialidade)
- comunicação em história

Para além destes, o documento desenvolve mais algumas características, aliás já conhecidas do grande público e esgrimidas, frequentemente, em debates da especialidade :
- capacidade invulgar de gestão da informação
- raciocínio metódico e organizado
- invulgar capacidade de compreensão da diferença
- cultura geral diversificada e grande dinamismo intelectual

Com todo o respeito que o documento ministerial nos merece, ousamos apontar mais alguns aspectos que nos parecem importantes na formação do licenciado em História e que, doravante, deverão ser tidos em conta, antes de mais, pela sociedade (dita do conhecimento) e, só depois, pelo mercado de trabalho. Este esforço será tanto melhor sucedido, quanto menor for o número de vagas para os cursos em História. Esta redução de vagas irá permitir, aliás, dois feitos que, de outra forma, dificilmente seriam atingidos – primeiramente, uma aposta na qualidade, que contemplará necessariamente a justa compensação do aluno aplicado e trabalhador (e põe termo à mercantilização do canudo, que abriu a licenciatura em História indiscriminadamente a alunos muitos deles pouco interessados na disciplina e muito mais sedentos de obterem o título de licenciado) e, por outro lado, um relativo controlo do número de licenciados e a garantia que o mercado de trabalho não ficará saturado. E esta, meus caros amigos, é uma condição essencial para a sustentabilidade do emprego em História e, mais ainda, para a dignificação da imagem externa da Universidade, que, actualmente, perante semelhante boom de vagas, pode ser encarada pela sociedade portuguesa como uma fábrica de canudos, o que em nada a dignifica.

Pensar a empregabilidade em História

Realizou-se recentemente na cidade de Coimbra o I Encontro Nacional de Estudantes de História[1] – dias 15 a 17 de Abril, em que esta e outras questões relacionadas com o futuro da História foram amplamente debatidas. Uma das ideias dominantes no painel relativo a saídas profissionais foi, necessariamente, a superação da tensão licenciado em história só pode ser professor.
Em primeiro lugar, há que colocar algumas perguntas a todos os licenciados e a todos os docentes – que competências julgam ter adquirido no decorrer da sua licenciatura e em que medida essas competências podem ser úteis à vida quotidiana ? a História é um mero saber teórico, ou tem alguma aplicabilidade na vida prática ? que espaço deve ser dado aos alunos interessados em colaborar em projectos de investigação alargados ?

Num segundo momento, será importante alertar a comunidade historiográfica e todos os cultores da História, quer façam dela sua forma de vida, ou não, para alternativas que se sobreponham à tradicional vocação forçada do licenciado – o ensino e o desempenho de funções docentes. Neste sentido, propomos um plano alargado de divulgação das potencialidades científicas e quotidianas da História, que passaremos a apresentar, e que mereceu aturada reflexão junto de alguns colegas que actualmente frequentam o 3º ano da Licenciatura nesta casa. É um plano ambicioso, mas que pensamos estar ao nosso alcance, tendo em consideração as potencialidades históricas naturais do nosso país, uma indústria futura a ter em conta para o desenvolvimento da economia nacional, tal como o turismo e o património histórico-cultural.

A História e as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)

Numa sociedade em rede, a informática desempenha um papel crucial na actualização e preservação do conhecimento, bem como na sua transmissão em formatos alargados e globais. Ora, como qualquer outra ciência, a História não deve menosprezar o papel divulgador e massificado das TIC e deve procurar fazer bom uso de computadores, leitores de DVD, projectores multimédia, etc ...
Pensamos ser imperioso apostar na criação de uma Associação Nacional de Historiadores Portugueses – já que uma Ordem assusta os mais temerários ... – que congregasse projectos comuns dos diversos cultores da História, contra elitismos e a noção de Historiadores de primeira ou de segunda. Esta associação – que contaria com um pagamento de quotas anual, por parte dos seus associados, para além de outros patrocínios de instituições privadas e do usufruto de descontos na Rede Portuguesa de Museus, etc ... mas igualmente com a distribuição de uma publicação que divulgasse as actividades da associação – criaria projectos para a realização de documentários e mesas redondas em estações de televisão de sinal aberto ou de cabo – como os 4 canais abertos, ou ainda (e sobretudo) o Canal de História, o Canal RTP Memória, entre outros, mais vocacionados para a componente temática da História.
Esta ideia podia impulsionar a criação de grupos de trabalho e mesmo de empresas dedicadas à produção de documentários, reunindo especialistas em audiovisuais, em efeitos especiais e, necessariamente, empregando licenciados em História que, com o domínio do seu saber científico especializado, fossem os consultores dos documentários e garantissem a sua fidedignidade. Temas de História de Portugal, Biografias Régias – porque não dirigidas pelos autores do Círculo de Leitores, reconhecidos académicos de elevado prestígio, Estudos de História Regional e Local, etc ... Este poderia ser um primeiro e importante passo.

Mas falar das TIC, é não esquecer o domínio avassalador exercido pela Internet nos nossos dias e o papel que Historiadores e divulgadores da História têm na criação de páginas tão consultadas e badaladas como o excelente Portal da História[2], sites pessoais e institucionais como o da Academia Portuguesa de História[3], das diversas Faculdades de Letras e respectivos Institutos e Departamentos de História. A futura Associação dos Historiadores Portugueses deveria, entre outras responsabilidades, criar um site que colocasse toda a comunidade histórica e historiográfica em rede, promovendo um debate alargado de todos os agentes produtores e cultores da História, informações pessoais e curriculum`s vitae de cada um dos seus membros, com indicação dos interesses pessoais de investigação, etc ... No fundo, colocar a História em rede com a sociedade.

Mas não basta usar a Internet e a Televisão. Não podemos excluir a papel charneiro que os programadores informáticos, quando aliados a esta causa, poderão desempenhar na dinamização de software informativo e pedagógico, com a chancela de garantia dos Historiadores devidamente creditados para o efeito. No fundo e utilizando uma expressão nossa familiar – um plano tecnológico na divulgação da História de Portugal. Esta intenção tem por objectivo evitar que todo e qualquer pseudo intelectual ou pseudo comentador possa tomar o lugar de um Historiador na análise de temas históricos, tal como nós Historiadores não deveremos opinar impunemente sobre matemática ou arquitectura ...
Não poderá escapar à comunidade científica e aos amantes da História o sucesso conseguido pelo primeiro jogo de computador criado por Portugueses sobre História Portuguesa – refiro-me ao produto Portugal 1111 – a Conquista de Soure, dinamizado por Professores da Universidade de Coimbra e por técnicos informáticos nacionais[4]. Quem nos garante que igual façanha não possa ser repetida ? Só se não for tentada ...
A História e a Indústria Editorial

A História nunca passa de moda e, contrariamente à maioria das ciências físicas, tem ocupado um lugar permanente no decurso da evolução intelectual da Humanidade. Ora, esta ideia de que a História está sempre na moda, encaixa-se perfeitamente no sucesso que Romances Históricos, obras de divulgação e obras de grande fôlego têm conhecido entre nós. Será preciso recordar o sucesso imenso de obras como a História dos Concelhos e Freguesias de Portugal, publicada com um jornal nacional de grande tiragem ? ou das sucessivas Histórias de Portugal publicadas entre nós ? ou das Biografias Régias publicadas pelo Círculo de Leitores ? este apelo do mercado deve fazer qualquer profissional de História empenhar-se na sua disciplina e é um factor de estímulo para apresentar ideias e projectos para novos domínios de análise, senão vejamos :

- a História Empresarial : não faltam, certamente, empresas (grandes, pequenas ou médias) interessadas no estudo das suas origens e no conhecimento das estratégias que garantiram o seu sucesso
- a História Local : é nossa convicção que cada Autarquia Local deve ter nos seus quadros pelo menos um profissional de História, que dinamize o estudo das tradições locais e do património histórico e cultural
- Projectos de tradução de grandes clássicos da Literatura e da Historiografia : que implicaria a mobilização dos nossos colegas de Línguas e Literaturas Modernas e da História – aliando o conhecimento do passado e do autor às técnicas de tradução (e interesse das editorias não faltaria certamente)

No entanto, será importante sublinhar junto da maioria dos colegas, que este tipo de projectos de trabalho pode não significar emprego, mas sim trabalho. E, neste sentido, afiguram-se dois caminhos possíveis : por um lado, numa óptica de freelancing, o licenciado pode apresentar projectos a mais que uma editora, ou então, simplesmente, como qualquer trabalhador vinculado, trabalhar permanentemente numa dada empresa – um privilégio de poucos, infelizmente – e ousar pensar numa carreira.



O Historiador : um funcionário público ?

Outro anátema mental interessante, está relacionado com a ideia de que o Historiador é um funcionário público. Não nos parece inteiramente verdadeira. O Historiador poderá perfeitamente ser encarado como um qualquer funcionário liberal, contratado pelos seus serviços pelo mundo empresarial ou por qualquer particular interessado no estudo da sua figura, percurso, ou da sua família.
Estamos certos que, caso este princípio seja bem aceite pela sociedade, não tardará a criação de empresas de Historiadores, que oferecem a qualquer instituição os seus préstimos. E o que dizer das empresas de recriação histórica, recentemente reunidas em congresso em Óbidos ? será de menosprezar o seu papel na dinamização da História ? não nos parece ...

Porque não pensar a História como um métier, como propõe Marc Bloch na sua Introdução à História ou Métier d`Historien ? Este desafio de Bloch, já inovador na década de 30 do século passado, permite pensar a História não apenas como um saber profissional e profissionalizante, mas como uma maneira de ser e de estar na vida.

A História e a Sociedade

Outro dos nossos projectos é a criação de escolas dedicadas aos estudos históricos abertas a todos os portugueses ou estrangeiros que, sem excepção, se queiram dedicar à arte de clio no melhor das suas capacidades e num verdadeiro acto de amor pelo saber. Uma das propostas que nos parece nada descabida é a criação de Cursos Livres de História de Portugal nos nossos Lares de Terceira Idade, sendo certo que a adesão seria, no mínimo, interessante. Os Idosos são sensíveis, como ninguém, aos assuntos históricos e a sua larga experiência de vida será proveitosa. Estamos certos que as instituições públicas e privadas de solidariedade social não excluiriam esta proposta, que aliás lhes traria maiores dividendos e maior procura dos seus serviços. Não basta apregoar como bandeira da contemporaneidade a aprendizagem ao longo da vida se a sua aplicação for um fiasco.
Para além da aposta na chamada Terceira Idade, propomos a criação de empresas de gestão turística para empreendimentos de turismo rural e de habitação, ou para planeamento de visitas e viagens, que empregaria colegas nossos como guias e como animadores turísticos, outra das portas que se abre à economia nacional e que deve ser uma aposta para o século XXI.

O Processo de Bolonha e a licenciatura em História

No entanto – e porque este debate versa sobretudo a recepção do Processo de Bolonha nas nossas Universidades e, mais concretamente, nesta nossa casa – como equacionar novas saídas profissionais partindo de um plano de estudos que futuramente será bietápico – com um ciclo de estudos graduados e outro de estudos pós-graduados (correspondente a um ciclo de Mestrado e a outro de Doutoramento), sendo a licenciatura já não apenas um fim de formação, mas um mero ponto intermediário articulado com a necessidade de formação ao longo da vida ? Ora, esta Reforma vai, inevitavelmente, exigir muito mais de professores e de alunos. Em primeiro lugar, porque a formação graduada da Licenciatura corresponderá a 3 anos curriculares, o que obriga o Professor a fazer opções programáticas e a actualizar constantemente as suas bibliografias e leituras. Por outro lado, o aluno deverá compreender que deve investir em consulta bibliográfica, em investigação historiográfica e no trabalho com fontes documentais, devendo o discente estar sensibilizado que há muito mais vida para lá dos apontamentos das aulas ...

Uma licenciatura em História de 3 anos leva-nos a pensar profundamente a actual estrutura curricular semestral e a possibilidade – se é que não mesmo a inevitabilidade – de voltar a colocar algumas das principais cadeiras em módulos anuais, conciliados com o actual sistema semestral (investindo num tratamento mais exaustivo das vertentes política, económica e social geral, sem esquecer a componente História de Portugal e, na nossa opinião, uma aposta na História da Arte, que deverá ser uma ferramenta a ter em conta). Por outro lado, tendo presente a estrutura tradicional, que opta por tratar disciplinas como a Pré História, as Civilizações Pré-Clássicas e Clássicas no 1º Ano, a Idade Média no 2º Ano, a Idade Moderna no 3º e a Época Contemporânea no 4º, das duas uma : ou se opta pela fusão de algumas disciplinas numa cadeira mais abrangente, ou então, um tratamento mais superficial, deixando pistas para o ciclo pós-graduado. Ocorre-nos, por exemplo, criar um super primeiro ano, juntando num mesmo semestre as disciplinas de Pré História, Pré Clássicas e Clássicas e no 2º Semestre a iniciação à História Medieval, que se prolongaria para o 2º Ano, ou, ainda, a possibilidade de refundir, como anteriormente, a História Moderna e Contemporânea num mesmo ano lectivo, opção que suscitaria alguma animosidade mas que, estamos certos, poderia ser útil e profícua a uma melhor gestão do tempo.

Concluindo

Para concluir, gostaríamos de sensibilizar a comunidade para a iminência da aplicação entre nós do Processo de Bolonha, já que a maioria dos agentes universitários parece adormecido, ou no mínimo, anestesiado, perante o andamento natural do processo e a necessidade de operar mudanças profundas – e provavelmente fracturantes – no seio da Universidade Portuguesa, sobretudo no tocante aos hábitos de ensino, às licenças sabáticas de longa duração e à negligência no cuidado que deveria ser constante com a actualização dos programas e das bibliografias. Alguns destes passos, foram já tomados, de forma resoluta e decidida, pelos nossos colegas do Ensino Politécnico. Dir-me-ão que o próprio carácter do politécnico – mais ligado à vida prática e menos especulativo e reflexivo – poderá ter sido uma das razões. Talvez. Mas a gestão de todo o processo em antecipação – e não em reacção – e a realização de fóruns e mesas redondas alargadas também foi importante. Apesar da velha rivalidade entre Universidades e Politécnicos, saibamos aprender com quem já pensou (e pensou bem), o futuro do ensino superior em Portugal.
Esperamos que esta breve reflexão possa ter introduzido algumas pistas e tentativas de solução para os problemas com que se depara a nossa licenciatura e do papel dos estudos históricos na nossa sociedade, tendo presente as alterações trazidas pelo Processo de Bolonha, nomeadamente a noção de empregabilidade, um sistema de créditos global à escala europeia e a noção de mobilidade de recursos científicos, em verdadeira rede.

GONÇALO MAIA MARQUES
gmaiamarques@hotmail.com


[1] ver site www.uc.pt/eneh
[2] www.arqnet.pt
[3] www.aph.com.pt
[4] ver site www.portugal1111.com

22 comentários:

Anónimo disse...

As sugestões do Gonçalo são interessantes. Vamos ver em que vai dar esta mudança.

Anónimo disse...

Excelente texto , explica exactamente o que penso sobre a história e da sua potencialidade, e bom saber kque o encontro nacional de estudantes de história abriu mais "portas" para o uso da historia na nossa sociedade.

Parabens pelo blog, era bom que se conseguisse espalhar por todos os nossos colegas de hist e não só, ate mesmo docentes que estão espalhados por todo o país.

Alves dos Reis disse...

Ficamos obviamente gratos pela mensagem de apoio. O blog está longe de ser bom, mas está estabelecido num sonho, que cremos ser bom para todos aqueles que partilham a paixão pela Clio.
Quanto á sua divulgação, toda a ajuda é bem vinda, assim como participações contrutivas.

Anónimo disse...

Uma boa ideia, era mandar alguns docentes do Departamento para a lista de excedentários: Joaquim Mendes Moreira, Aníbal Barreira, Helena Osswald, Olga Lima, Paula Pinto, Cristina Cunha, Luís Alberto Alves e Cristina Cunha.
Estas solenidades não fazem falta nem ao menino Jesus!

Anónimo disse...

Era bom que os docentes do Departamento fizessem um exame de consciência, pelo rumo que estão a dar aos alunos do curso. Isto porque, a licenciatura está reduzida á via ensino, o que todos já perceberam que é no mínimo uma grosseria e um insulto á inteligência das formigas. Olhem para os exemplos de outras Faculdades, e até do próprio Departamento de Ciências e Técnicas do Património que tem evidenciado um esforço assinalável no que concerne á abertura ao mercado, e á inserção profissional dos seus alunos.
Já se percebe que a maioria dos Docentes do Departamento de História, salvo raras excepções só pensa na sua carreira, e na forma mais fácil de atingir o topo, não olhando a meios para o fazer. Por isso, só se preocupam em dizer algumas barbaridades nas aulas e ostentar o traje de gala nas cerimónias académicas. Uma verdadeira vergonha, sobretudo para eles, que ao que parece não a têm, mas parece nã haver nada a fazer. Bom, sempre se pode actuar pela via radical que é contratar uns senhores para lhes dar a verdadeira lição de História!
Isto só lá vai com a intervenção do Governo, que ao que parece não tem tomates para acabar com estes palhaços. Mais uma vez se prova que só sabem fazer lobby para acautelar os seus magros vencimentos. Que pena tenho deles, grandes inergúmenos! Confiram só a reforma do Professor Ribeiro da Silva( em moeda antiga, cerca de 1000 CONTOS) na lista mensal de aposentados da Caixa Geral de Aposentações de Agosto, disponível em www.cga.pt, maior ainda do que a do Manuel Alegre, e depois são os políticos que têm pensões milionárias!
Viva o Departamento de História!

Alves dos Reis disse...

ALgumas coisas poderiam de facto ser melhoradas em relação ao funcionamento geral dos cursos da FLUP.
Quanto ao DH em concreto, creio que apesar de todas as críticas que teem sido feitas, está no caminho certo. A licenciatura é algo de muito banal hoje em dia, e o mesmo vai acontecer com os mestrados, assim que o Acordo de Bolonha entre de facto em vigor de forma geral.
A aposta de formação para o mercado de trabalho, passa cada vez mais por um mestrado e nesse aspecto o DH está actento, sendo que estão previstas várias opções. O facto de ser possível fazer uma licenciatura em História e ao mesmo tempo ter opção de fazer "minores" em outras áreas do saber é, a meu ver, uma mais valia para o futuro.
Quanto às críticas aos docentes, ninguém agrada a todos. Também tenho Professores que gostei mais do que outros...

Anónimo disse...

Não se tratam de gostos pessoais. Isto não é uma passerelle. Apenas se faz uma avaliação das competências profissionais dos docentes, e a única forma de avaliação é aferir das qualidades pedagógicas e científicas dos docentes. Docentes que se "arrastam" a fazer um doutoramento, não parecem capazes de exercer a docência universitária, enquanto já existem outros já doutorados e com melhor curriculum que ficam á porta!
É uma questão de elementar justiça, tal como existe um concurso nacional e mobilidade para os professores dos ensinos básico e secundário, os professores universitários vão gozando de benesses inadmissíveis e que difícilmente mudarão. Os ministros da tutela são professores universitários!

Alves dos Reis disse...

Sem querer tomar partidos nesta questão, é preciso perceber que alguns dos professores que não teem ainda doutoramento, são na verdade bons professores (eu sei que não são todos), outros além de serem bons professores são ainda muito usados para outras funções.
Quanto aos concursos, creio que não são uma má proposta, mas creio que se estes se realizassem, então aí, sim, estaria muita gente a falar em mafias e jogadas de bastidores.
Eu acabei em Junho a minha licenciatura e no geral, só tenho a dizer bem dos professores que tive. Se existiram cadeiras muito fraquinhas e que se fosse hoje não as fazia, com certeza, mas como já disse no geral, os professores foram bons, alguns foram mesmo muito bons e um ou dois foram excelentes.

Anónimo disse...

Alguns docentes até podem ter bastantes qualidades, mas isso não os inibe de cumprir o Estatuto da Carreira Docente Universitária, caso contrário outros podem violar este e outros regulamentos. Assim sendo, o País mergulhava na anarquia. Ou então, para que são precisos os regulamentos, por esse ponto de vista um aluno simpático não precisa de fazer exames?

Alves dos Reis disse...

Tanto quanto sei, o que confesso, não ser muito, os docentes que ainda não apresentaram as teses de Doutoramento, estão com a sua situação dentro da lei vigente. Os prazos para entrega das ditas, foi autorizado, por quem de direito...
De nenhuma forma quis desculpabilizar quem quer que fosse por não cumprir com o Estatuto, quis só dizer que isso não é tudo, a meu ver.
É óbvio que os alunos não deviam ser avaliados por exames, mas isso é uma questão completamente diferente.

Anónimo disse...

Pois é e eu sou a Madre Teresa de Calcutá!

Anónimo disse...

Quanto á exposição que foi feita pelo aluno sobre o Processo de Bolonha, é no geral interessante, pena é que não seja levado á prática. Enquanto não houver uma "revolução de mentalidades" dos docentes, difícilmente serão alteradas as actuais circunstâncias. Não abona muito em favor dos docentes, o facto de terem de agir sobre pressão deste Processo de Bolonha.
Ao que parece, só pegam de empurrão!

Anónimo disse...

Por que não congregar esforços e vontades a nível nacional criar uma Associação Portuguesa de Historiadores( reunindo todos aqueles que de alguma forma tenham um vínculo a este ramo de conhecimento- licenciados, mestres e doutores em História), tal como por exemplo existe entre outras a Associação Portuguesa dos Historiadores de Arte?

Anónimo disse...

Ao DH resta a SOLUÇÂO FINAL!

Anónimo disse...

Palavras, leva-as o vento!

Anónimo disse...

Palavras, leva-as o vento!

Alves dos Reis disse...

Caro Anónimo,
é como diz, palavaras leva-as o vento.
Porque é que em vez de ficar a desabafar neste espaço, que como já disse, ainda não tem um público muito alargado, não dá a cara pelas suas ideias e manifesta o seu mal estar em orgãos de comunicação social com maior visibilidade?
Enquanto se limitar a este choradinho de coitadinho, onde a culpa é de todos menos sua, nada vai mudar.

Anónimo disse...

Não se trata de nenhum choradinho, trata-se de expressar uma opinião, ou teremos de volta a censura! Quanto à exposição na comunicação social, nem os ilustres professores têm tempo de antena quanto mais um cidadão comum. Francamente, parece que não vive neste mundo!

Anónimo disse...

Quanto à culpa, é como no caso da queda da ponte de Entre-os-Rios, vai morrer solteira!

Alves dos Reis disse...

Quando me referi à comunicação social não estava, obviamente a pensar na CNN ou na BBC, mas em espaços abertos a "correio do leitor". Apesar de, infelizmente, não ser um leitor muito assíduo de jornais, creio que quase todos, possuem essa secção. Mesmo que fosse no Diabo ou no Tal e Qual, chegava a mais gente do que através do Blog. No entanto, em momento algum, quero com isto dizer que os seus comentários não são qui bem vindos.
Sinto que tem algum estigma ligado com a censura, como só nasci em 1975, felizmente não a vivi, no entanto creio não ser justificado o medo do "bicho-papão".
Aqui, e por agora, pois o amanhã não o conheço, temos um espaço onde o contraditório é bem vindo. Talvez seja pela forte educação católica, que recebi da minha falecida avó e que me está entranhada na "matriz", mas desagarada-me profundamente, o "bota-abaixo" gratuíto sem propostas. É muito fácil ser crítico com o estado actual das coisas e cair num bacoco "sebastianismo" ou "messianismo" se preferir. O que tem valor, na minha modesta opinião é a crítica acompanhada de propostas remediadoras.
Espero ainda, que um dia, em que esteja por "dentro do sistema", não se esqueça destes comentários.

Anónimo disse...

Agradeço o seu sentido de fair play, mas o objectivo dos comentários é suscitar um debate sobre as questões relacionadas com a temática do Blog. Talvez seja melhor citar Ramalho Ortigão ou Eça de Queiroz, que nas páginas das "Farpas" também recorreram ao uso de uma linguagem um pouco contudente, e não é por isso que tenham sido menosprezados. O tom crítico, irónico e até sarcástico serve para espevitar a monotomia reinante no Blog, para o tornar num verdadeiro espaço de cidadania. Espaço esse, que nunca foi aproveitado por nós para insultar quem quer que fosse, pois tal ideia contrariava o espírito de liberdade e o direito de opinião em que felizmente vivemos. Pessoalmente não tenho nenhum estigma a propósito do tempo da censura, bem pelo contrário, faço questão de exercitar a minha liberdade de opinião sobre as diversas questões em discussão. Até porque não tendo vivido o tempo da censura, sei dar o devido valor a todos os homens e mulheres que se bateram pela liberdade e pela instauração da democracia em Portugal. A essas pessoas devo o meu total reconhecimento pela coragem, pela determinação e pelo espírito de sacríficio pessoal que empregaram na luta que conduziu Portugal à democracia no dia 25 de Abril de 1974.

Alves dos Reis disse...

Como pode ver, já se agitaram algumas águas e espero com o tempo o blog, poder tornar-se de facto nesse espaço de debate aberto que procura. Sou um optimista por convicção, mas ultimamente tenho recebido alguns duros golpes na esperança de um amanhã melhor.
Ainda esta sexta-feira (dia 3), estive na faculdade com o propósito de ser mediador num debate entre as duas listas candidatas ao lugar de Representante dos Discentes na Comissão Executiva do Departamento. Segundo informação recolhida junto às duas listas, o evento foi amplamente anunciado na faculdade e no entanto a sala de reuniões estava praticamente despida de alunos.
Tirando dois grupos que estavam nitidamente presentes, como forma de apoiarem o "seu" candidato, contavam-se apenas três "não-alinhados".
Espero que na próxima segunda e terça a afluência às urnas de voto me venham desdizer, mas receio bem, que estamos uma vez mais perante uma massa indiferente aos seus próprios interesses.
Prometo, desde já esforçar-me mais para divulgar este espaço e motivar os que estão ligados à História a tomarem uma parte activa no debate de ideias que por aqui vão sendo promovidos.