terça-feira, outubro 24, 2006

I Congresso Internacional de História Oral

Vai realizar-se o I Congresso Internacional de História Oral, nos dia 26, 27 e 28 de Outubro de 2006, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett. Para mais informações consultar o sítio da FLUP, onde podem fazer download do programa e respectiva ficha de inscriçaõ.

2 comentários:

Anónimo disse...

Assim, sim! É isto e mais que a FLUP precisa fazer, ou seja, criar uma dinâmica de intercâmbio de conhecimentos e de troca de experiências. Isto significa, para utilizar uma expressão em voga, internacionalizar o nosso ensino e a nossa investigação. Só assim, será possível atingir a qualidade. Mas isso não chega. É necessário que o processo de Bolonha seja o fio condutor para colocar a FLUP na rota da excelência do ensino e da investigação em termos internacionais. no dito mundo globalizado, só poderão sobreviver as instituições que consigam "competir" num espaço muito mais alargado do que os tradicionais muros da Faculdade.

Alves dos Reis disse...

Caro anónimo,
este evento é de facto exemplar a muitos níveis, mas está longe de ser pioneiro. Desde que cheguei à faculdade até o fim da licenciatura assisti a uma série de realizações desta natureza, ou seja, espaços abertos a experiências exteriores à faculdade.
Entre muitos que poderiam servir de exemplo, destaco apenas a Semana de Estudos Medievais, que este ano, uma vez mais nos irá certamente brindar com excelentes investigadores estrangeiros e nacionais.
Quanto aos desafios de Bolonha, estou seguro que o Departamento de História está muito atento e preparado para responder com propostas muito interessantes a esses desafios.
Gostaria de acabar este comentário com um sinal positivo, reforçando os parabéns aos autores e participantes deste evento.