terça-feira, outubro 24, 2006

Mês de História - 2006

Esta notícia é um mero copy/paste do artigo disponível no sítio do Departamento de História da FLUP. Aconselhamos os interessados a consultarem o Link, para que possam obter mais informação detalhada sobre cada um dos eventos. Para os mais distraídos, o título deste post que está por baixo da data e tem um farol ao lado é um link para os eventos na página do DH.

MÊS DE HISTÓRIA - 2006

Em cerca de 30 dias que decorrem de Outubro a Novembro, o Departamento de História da FLUP apresenta, como habitualmente, um conjunto de eventos para os quais chamamos a atenção dos interessados.


Desde 2 de Outubro até 15 de Novembro decorre na Biblioteca Pública Municipal do Porto a exposição As Pequenas Coisas: Recordações de Mulheres 1910-1950, organizada em parceria pelo Instituto de História Contemporânea (Org. Maria José Moutinho Santos) e CMP / Pelouro da Cultura / BPMP.
18 de Outubro – RECEPÇÃO AOS ALUNOS DO 1º ANO. 10h; 11 h- Visitas à Biblioteca da FLUP; 15h30 – Colóquio “História e Mercado de Trabalho”; 17h30 – Confraternização.

Em 19, 20 e 21 de Outubro - II SEMINÁRIO INTERNACIONAL sobre O SAL PORTUGUÊS. Organização: Inês Amorim (IHM-UP, FL-UP), Filomena Martins (DA-UA), Ana Margarida dos Santos (UA). Em Porto/Aveiro/ Figueira da Foz/Leiria.

26-28 de Outubro - I CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA ORAL. Organização de Luís Alberto Marques Alves (Instituto de História Contemporânea / Mestrado em História e Educação), na Biblioteca Almeida Garrett.

Em 3 e 4 de Novembro - SALAZARISMO, TARRAFAL E GUERRA DE ESPANHA: HISTÓRIA E MEMÓRIA 70 ANOS DEPOIS. Org. de Manuel Loff/Instituto de História Contemporânea (FLUP e UNL)

Em 8 e 9 de Novembro - Colóquio "Percursos de um Historiador - Francisco Ribeiro da Silva".

De 12 de Outubro até 30 de Novembro (às quintas feiras, 18h30), no Museu do Vinho do Porto (rua de Monchique), ciclo de conferências 250 ANOS DEPOIS, a propósito das comemorações da criação da Região Demarcada do Douro (org. GEHVID).

21 de Novembro - Portugal ante o Bloqueio Continental de Napoleão. Organização de Jorge Martins Ribeiro / Instituto História Moderna.

Em 27, 28 e 29 de Novembro: Jornadas de História Medieval, organização do Instituto de Documentação Histórica

4 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente, o DH parece estar a fazer alguma coisa pela vida. É pena ter acordado tão tarde!

Alves dos Reis disse...

Tarde para quem? Para si? Para os que entretanto vão acabando as licenciaturas? Tarde para os que estão a iniciar?
O meu caro interlocutor, até ao fazer um elogio, ainda que camuflado com alguma ironia, consegue criticar.
O mundo não se faz só com críticas. Quando houver algo de bom e louvável, fiquemos por aí e demos o devido valor a quem o merece.

Anónimo disse...

Parece impossível, mas neste país só se dá ouvidos a ilustres comentadores como Miguel Sousa Tavares, Marcelo Rebelo de Sousa, entre outros, que em bom português dão uma sova semanal na tv a políticos, economistas, etc. E, no final até são condecorados pelo Presidente da República e aclamados pelos cidadãos pela sua coragem em críticar aquilo que julgam dever fazer. Quando é um cidadão comum a fazer, cai o Carmo e a Trindade!

Alves dos Reis disse...

Feliz, ou quiça, infelizmente não me revejo muito nos comentários de "opinion makers" contratados a peso de ouro para dizer umas "batacoadas" e de vez em quando mandarem umas "pseudo-farpas" ao poder vigente.
É no entanto de lamentar, que os círculos de opinião estejam de facto tão pouco acessíveis ao comum dos mortais.
Quando referi que o mundo não se faz só de críticas, de forma nenhuma, pretendia ser esta uma crítica identificada, mas sim usar essa expressão como uma máxima.
Se for necessário cair o Carmo e a Trindade, para se erguer algo de mais produtivo, que caiam. Não concordo minimamente é com a ideia de querermos destruir tudo por onde passamos sem deixarmos, qualquer proposta de "requalificação".