segunda-feira, maio 28, 2007

1ª Reunião da Associação dos Antigos Alunos de História da Faculdade de Letras do Porto

Caros amigos, apesar de ser um anúncio de última hora, creio ser de interesse para todos. Limito-me a reproduzir o texto elaborado pelos altos comandos da AAAH da FLUP, devidamente identificados no fim do mesmo.

1ª Reunião da Associação dos Antigos Alunos de História da Faculdade de Letras do Porto

Depois de uma primeira circular anunciando a constituição da nossa Associação, que recebeu um acolhimento muito animador, ficámos a aguardar uma oportunidade para realizar um encontro inaugural e fundador. Não precisávamos de um pretexto, mas se surgisse uma ocasião com significado para todos nós, tanto melhor. Essa ocasião apresenta-se agora: no próximo dia 30 de Maio, 4ª feira, História celebra o seu “Dia do Departamento” e fá-lo coincidir com um colóquio de homenagem ao Prof. Eugénio dos Santos, professor e amigo de todos nós e um dos ‘sobreviventes’ da primeira Licenciatura em História da Faculdade de Letras do Porto. Esse colóquio terá como tema “As biografias dos Reis de Portugal”, a propósito da recente colecção do “Círculo de Leitores”, na qual o Prof. Eugénio dos Santos colaborou com a obra sobre D. Pedro IV. Em anexo mandamos o programa do colóquio, sublinhando dois momentos: às 18 horas, decorrerá uma cerimónia de entrega da medalha de ouro da Faculdade ao Prof. Eugénio dos Santos, e também a dois outros professores de História já reformados: Francisco Ribeiro da Silva e Cândido dos Santos.
Imediatamente antes, às 16.30 horas, portanto entre o final do Colóquio e essa cerimónia, a Associação dos Antigos Alunos de História realizará o seu primeiro encontro presencial. Estamos a convocar os colegas mesmo em cima da hora; sabemos a vida complicada e os compromissos que todos temos, mas estivemos mesmo até ao último momento com dificuldades de calendário e de salas. Entre adiar o nosso encontro e fazê-lo desde já, mesmo com limitações evidentes, optámos por esta última opção.
A nossa Associação é uma iniciativa simples e a “Ordem de Trabalhos” será igualmente simples: recordar os nossos objectivos, dar algumas informações sobre o estado actual do Departamento e sobre as principais iniciativas que temos em curso, ratificar a direcção provisória, alterá-la, aumentá-la ou escolher outra e, sobretudo, ouvir as sugestões, as propostas, os pedidos dos associados sobre iniciativas que julguem úteis e oportunas. Tudo no clima mais informal que naturalmente se estabelece entre colegas e amigos. Porque um dos principais objectivos deste encontro e dos que depois regularmente se seguirem é fazer com que nos conheçamos uns aos outros, estabelecer a ponte entre aqueles que estudámos na Faculdade em alturas diferentes.

Pedimos encarecidamente que passem a palavra a todos os colegas com que possam contactar e que façam o esforço possível para estarem presentes, senão em todo o Colóquio, pelo menos na parte da tarde e, fundamentalmente, na nossa reunião e na cerimónia de entrega das medalhas de ouro.

Recebam os nossos cumprimentos mais cordiais

Porto, 25 de Maio de 2007-05-28
José Fernando Vaz (Licenciatura de 2002-2006)
Luís Miguel Duarte (Licenciatura de 1975-1980)

Fica ainda aqui a ligação para o programa.

http://sigarra.up.pt/flup/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=1407

Sem comentários: