segunda-feira, maio 07, 2007

I Olimpíadas da História - Final da Inês de Castro

Afim de apurar a equipa representante da Escola Secundária de Inês de Castro para a final das I Olimpíadas de História, realizou-se nessa escola uma disputada qualificação, onde participaram 21 equipas divididas em 4 eliminatórias. Na 1ª Eliminatória venceram "Os Cucos", acertando 8 em 9 das perguntas desta eliminatória.


Os Cucos - vencedores da 1ª Eliminatória

A segunda eliminatória, que decorreu uma hora após o início da anterior, apurou como vencedores "Os Gladiadores", com um "score" final de 8 em 9.
Os Gladiadores - no "round das 10" não deram hipóteses à concorrência

A terceira eliminatória, desde o dia do sorteio era a mais aguardada. "Os Afonsinhos" tinham uma prova dura pela frente e antevia-se um choque de titãs com "Os Históriamaníacos". As equipas responderam afirmativamente ao desafio e foi com um resultado de 9 em 9 que "Os Históriamaníacos" venceram esta eliminatória. "Os Afonsinhos" viriam a beneficiar do facto de serem o melhor dos 2ºs qualificados (8 em 9) para marcarem presença na final.
Os Históriamaníacos - a única equipa que não errou nas eliminatórias.

Os Afonsinhos - com um score igual ao dos vencedores das primeiras eliminatórias foram "repescados" para a final.

A última eliminatória iniciou-se já depois das 12.00, mas não deixou de ser a mais renhida. No final das 9 perguntas, 4 equipas tinham 6 pontos. De acordo com o regulamento da prova foi necessário colocar uma pergunta extra, que foi respondida por todas as equipas por escrito. As "Kamikasis" ao serem a única equipa que respondeu correctamente à pergunta, tornaram-se na única equipa do 8º Ano a chegar à final.

Kamikasis - a única equipa de 8º ano a marcar presença na final. Valentes!!!!



A final decorreu uma semana após as eliminatórias. As 5 equipas teriam agora que responder a 10 perguntas e o grau de dificuldade foi aumentado.

Na final, houve equipas que confirmaram o seu bom desempenho nas eliminatórias e outras que não conseguiram repetir os mesmos resultados.


Pontuações finais das equipas:

Os Cucos - 5 Pontos

Os Gladiadores - 8 Pontos

Os Históriamaníacos - 9 Pontos

As Kamikasis - 8 Pontos

Os Afonsinhos - 6 Pontos


Decorem bem estes nomes e não se esqueçam destas caras, pois são todos grandes vencedores. Estamos certos que a Escola Secundária Inês de Castro estará bem representada na Grande Final das I Olimpíadas da História.

2 comentários:

Anónimo disse...

Continuem a desenvolver o gosto pela História!! Aplausos para esta iniciatica..

Grande abraço p'ró Luís, Tiago e Gonçalo

Bruno Natário Sousa

Alves dos Reis disse...

Caro Bruno,

muito obrigado pela tua mensagem. Esta iniciativa, tem como mentor o Professor Luís Alberto Marques Alves.
Felizmente vai haver a segunda edição das Olimpíadas, nas escolas em que temos estagiários. Gostava de ver esta iniciativa ganhar um espaço mais alargado e, quiça um dia, termos uma grande final nacional no Coliseu.